Vamos falar de colágeno?

colageno
Oi meus amores! Tudo bem? ❤
No post de hoje vamos falar um pouco sobre o colágeno a pedidos de duas leitoras especiais. Eu tomo já faz um tempinho em cápsula e adoro. Então vamos lá? Começar pelo começo…

💊 O que é
É uma proteína (aproximadamente 1/3 da proteína do nosso corpo) que tem inúmeros atributos: deixa a pele resistente e elástica, reforça tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos, sustenta os órgãos internos. Ela é produzida naturalmente pelo nosso corpo mas, também pode ser encontrada em alimentos, cremes hidratantes ou suplementos alimentares em cápsulas ou pó. É classificado como uma proteína comestível e seus principais aminoácidos são prolina e lisina, responsáveis pela síntese de colágeno endógeno com a ajuda de alguns cofatores. Ele é isento de gordura, colesterol e carboidratos. É uma proteína de fácil digestão e assimilação devido ao processo de hidrólise, e tem inúmeras indicações tanto na área de saúde como nos cuidados com a beleza da pele, cabelos e unhas.

💊  Sua fonte 
Colágeno é um produto de origem animal, e é basicamente extraído da pele, cartilagens e tendões de aves, suínos e bovinos. Há um processo de agregação de água ao colágeno animal, chamado de hidrólise, obtendo-se assim o colágeno hidrolisado, um pó branco.

💊 Quando deve ser usado
Os suplementos de colágeno devem ser usados quando a concentração desta proteína diminui no corpo, causando sintomas como:

Diminuição da espessura dos fios de cabelo;
Aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele;
Surgimento de rugas e de linhas de expressão;
Aparecimento de estrias;
Pele fina e desidratada;
Diminuição da densidade dos ossos como nos casos de osteopenia e osteoporose por exemplo;
Enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.

💊 Principais benefícios
Alguns dos principais benefícios do colágeno para o organismo são:

Previne o aparecimento de celulite;
Fortalece as unhas;
Fortalece o cabelo e melhora o seu aspecto;
Diminui o surgimento de estrias;
Aumenta a elasticidade da pele;
Previne e retarda o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Além disso, uma vez que o colágeno dá firmeza à pele, além de prevenir o aparecimento da celulite, pode também ajudar no tratamento, pois com a pele mais firme os nódulos da celulite tendem a não aparecem tanto.

💊 Como repôr
Para repôr o colágeno no organismo, pode-se fazer uma alimentação rica neste nutrientes, sendo por isso importante consumir alimentos ricos em colágeno como:

Carnes vermelhas;
Carnes brancas;
Gelatina;
Geleia de mocotó.

A melhor forma de combater o envelhecimento e manter a pele bem firme, é consumir diariamente estes alimentos ou suplementos alimentares de colágeno hidrolisado em cápsulas, pó ou comprimidos, que vão ajudar a repor os níveis de colágeno no corpo.
Porém, é preciso que tome sempre o colágeno junto com alimentos ricos em vitamina C como laranja, kiwi, ananás ou mamão, pois é esta vitamina a responsável por permitir a absorção do colágeno pelo organismo. Por isso, o recomendado é tomar as cápsulas de colágeno ou o pó junto com um suco de laranja ou kiwi por exemplo, para garantir que o colágeno é devidamente absorvido pelo organismo.

💊 Suplementos
Os suplementos de colágeno podem ser tomados na forma de cápsulas, comprimidos ou pó, e alguns exemplos são:

BioSlim Colágeno, da Herbarium: Colágeno em pó que deve ser diluído em líquidos antes de tomar e custa cerca de 20 reais;
Collagen, da Performance Nutrition: Colágeno na forma de cápsulas e que custa em média 35 reais;
Colágeno hidrolisado, da Sanavita: suplemento de colágeno em pó com zinco, vitamina A, C e E e o seu preço varia entre os 30 e os 50 reais.

Estes suplementos, podem ser comprados em farmácias, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou lojas on-line por exemplo.

💊  Como consumir
A dose recomendada é de dez a vinte gramas diárias (1 a 2 colheres de sopa) de colágeno hidrolisado diluído em meio copo de suco, leite ou iogurte. Prefira o colágeno em pó puro, sem a adição de corante e adoçante. Uma forma muito prática é a apresentação em balas tipo goma, contendo colágeno associado ao óleo de coco, assim se obtém um benefício duplo. Os primeiros efeitos se fazem notar após dois a três meses de consumo diário. O colágeno hidrolisado é um alimento e não há nenhuma restrição ou contraindicação, nem limite de tempo para o seu uso.

Fonte: Tua Saúde e Minha Vida

E você, usa também? Me conta aqui sua experiência com colágeno. 😉 Até a próxima pessoal! 😘

bdd
ldr

Anúncios

8 respostas em “Vamos falar de colágeno?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s